Aluno
O MS Project é um software desenvolvido em 1985 para o gerenciamento de projetos, que permite: organizar o plano e ajudá-lo a organizar os detalhes que devem ser feitos; agendar metas que devem ser alcançadas; agendar as tarefas nas seqüências corretas; alocar recursos e custos e agendá-los de forma correta sem sobre alocá-los; fazer uma sintonia fina no plano satisfazendo o orçamento; preparar relatórios explicativos para os clientes, gerentes, trabalhadores e fornecedores.
O programa é alimentado com as informações de projetos em sua base de dados. A partir disso, é possível calcular e controlar a programação, os custos e outros elementos do projeto através de um planejamento. Quanto mais informações disponibilizadas, mais preciso será o planejamento. O software planeja o inicio e o final das tarefas levando em conta diversos fatores, incluindo as dependências entre as tarefas, as delimitações e as interrupções, como dias festivos, feriados e férias.
No processo de gerenciamento de um projeto através do MS Project há três fatores desempenham papeis determinantes: duração, que é o tempo necessário para completar o projeto, que se reflete na sua própria programação; dinheiro, que representa o orçamento do projeto, baseado no custo dos recursos humanos, materiais e de equipamento necessário à realização das tarefas; escopo que são os objetivos e tarefas do projeto, bem como o trabalho necessário para realizá-los
Após o trabalho iniciado no MS Project, o software pode ajudar no acompanhamento do progresso da obra e comparar o que foi realizado com o que foi planejado, revisar o agendamento para organizar mudanças não previstas, comunicar partes afetas por possíveis mudanças no projeto e produzir relatórios sobre o sucesso e sobre problemas que venham afetando o projeto.