Aluno
TEORIA DE ERROS
SÃO PAULO 2013
INTRODUÇÃO
As grandezas físicas são determinadas experimentalmente, por medidas ou combinações de medidas, as quais têm uma incerteza intrínseca advinda dos métodos de medidas, das características dos aparelhos usados na sua determinação e mesmo do operador. A experiência mostra que, quando uma medida é repetida várias vezes, com as mesmas precauções, pelo mesmo observador ou por vários observadores, os resultados achados não são em geral idênticos.
Ao fazemos a medida de uma grandeza física achamos um número que a caracteriza, cuja confiabilidade deve ser conhecida, ou seja toda medida física deve ser acompanhada de uma incerteza que deve ser expressa através de uma linguagem universal. Além disto, para combinar as incertezas dos diversos fatores que influenciam o resultado, não podemos usar quaisquer métodos. É a Teoria de Erros que fornece tratamento adequado para os dados experimentais.
Algarismo Significativo
Chamamos de “algarismos significativos” de uma medida aqueles que são corretos e o primeiro duvidoso. As medidas são sempre acompanhadas de uma incerteza que depende dos fatores acima mencionados. Quanto maior for a precisão do instrumento, maior será o número de algarismos significativos que podem e devem ser usados CORRETO
12,3cm 12,4cm
12,6cm
DUVIDOSO
Os valores obtidos para os últimos algarismos à direita da virgula diferem, pois suas avaliações dependem da pericia de cada observador. Portanto, não podemos saber qual é o resultado correto. Notamos, ainda, que todos os observadores não têm dúvida
quanto aos algarismos que antecedem à virgula (1 e 2). Desta forma, 1 e2 são algarismos corretos e 3, 4 e 6são duvidosos. Portanto, temos 3 algarismos significativos.
A quantidade de algarismos significativos não é alterada quando é feita uma transformação de unidade. Para o exemplo que segue, temos 3 algarismos significativos, dos quais o 8 é duvidoso: