aluno
É importante, aos seres vivos, a presença de mecanismos de ajuste ás variaçoes dos meios externo e interno mantendo constantes os meios intra e extracelular do organismo, dentro de limites pouco variaveis, e compativeis com a alta eficiencia da maquinaria celular.
Na segunda metade do séc passado um fisiologista, Walter B. Cannon, criou o termo homeostase, e o que seria isso? Homeostase é a tendencia dos organismos vivos em manter constante o meio interno. Ou seja, quando o organismo nao consegue manter a homeostase, ocorre doença. Os acidos nucleicos e as proteinas sao moleculas importantes nos processos vitais, ou seja, tem papel importante na manutenção da homeostase e portanto da saúde.
Quando não há essa manuntenção na homeostase, consequentemente o individuo vai se adoentar, logo abaixo mostra alguns exemplos de envolvimento de estruturas celulares, como microtubulos, mitocondrias, peroxissomos e DNA cromossomico, no aparecimento de diversas doenças.
1) Microtubulo = Doença de Kartagener, a causa é por meio da ausencia de dineina nos microtubulos, a alteraçao que ocorre é a ausencia de braços nos microtubulos dos cilios e flagelos. E consequentemente, vai haver infecçoes respiratorias e esterelidade masculina, imobilidade dos cilios e flagelos.
2) Mitocondria = Citopatia Mitocondrial, a causa é o desacoplamento da oxidação fosforilativa, e a alteraçao que ocorre é a forma e quantidade alterada nas mitocondrias, e consequentemente vai haver emagrecimento e metabolismo basal elevado.
3) Peroxissimo = Síndrome cerebro hepatorrenal, a causa é uma mutação da enzima peroxissomica, na qual vai haver alteraçoes na ausencia de enzimas nos peroxissomos, e ocasionalmente, retardamento psico motor, disfunçao do figado e lesao renal.
4) Lisossomo = Leucodistrofia metacromática, a causa é a ausencia de sulfatase lisossomica, na qual vai haver acumulaçao de lipidios nas celulas,