aluno
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Curso Eletromecânica
Introdução a Ciência Dos Materiais
Prof. Joel Lima
O ferro-gusa líquido é vazado em um vagão de transporte chamado carro torpedo, onde este gusa sofre um pré-refino que é o processo de ‘dessulfuração’.
Após isto, o carro torpedo transporta este material até a aciaria, onde será iniciado o ‘refino’. Etapas para o transporte no carro torpedo:
1. Liberar a panela ou carro torpedo. 2. Conduzir o gusa até o carro torpedo. 3. Disponibilizar o metal para consumo ou tratamento secundário. 4. Transferir o metal para a panela do carro torpedo. 5. Transferir o gusa da panela para a aciaria.
Inovações Tecnológicas
O próximo passo em matéria de introdução de inovações tecnológicas envolveu o carro torpedo, encarregado do transporte do gusa líquido dos altos-fornos para os conversores, onde ele será transformado em aço. Um dos problemas no manuseio desse equipamento residia em perda de energia durante o enchimento do carro nos altos-fornos e posterior transporte para a aciaria. A sugestão dos pesquisadores foi a instalação de uma camada de sílica microporosa no revestimento refratário do carro torpedo. De imediato, houve uma diminuição de 25° C na temperatura, em média, durante o transporte do gusa líquido para a aciaria. Com os novos revestimentos do carro torpedo, a quantidade de gusa transportada subiu de 250 mil para 450 mil toneladas.
Foi desenvolvida uma nova tecnologia de proteção do revestimento refratário de Carros Torpedos