Aluno
Nesta experiência iremos identificar os fenômenos de interferência e difração, analisando os padrões de interferência e difração. Para isso mediremos a largura de fendas simples, o raio de orifícios circulares e o comprimento de onda do laser e assim então determinaremos o número de fendas por unidade de comprimento de uma rede de difração.
2- Objetivos
Os objetivos deste experimento são:
Identificar fenômenos de interferência e difração, analisar padrões de interferência e difração Fraunhofer.
Medir largura de fendas simples, o raio de orifícios circulares e o comprimento de onda do laser.
Determinar o número de fendas por unidade de comprimento de uma rede de difração.
3- Fundamentação Teórica
Interferência e Difração
Interferência ocorre quando duas ondas se superpõem. Sendo que ocorre quando, as ondas possuírem a mesma freqüência, a diferença de fase entre as ondas seja constante, as amplitudes das ondas sejam iguais e as ondas estejam polarizadas sobre um mesmo plano.
Figura 1- Intensidade de uma onda
FONTE: http://200.17.141.35/egsantana/ondas/difraccion/difraccion.html (22/06/13)
Difração se caracteriza por ser um fenômeno que ocorre com as ondas quando elas passam por um orifício ou contornam um objeto cuja dimensão é da mesma ordem de grandeza que o seu comprimento de onda. Como este desvio na trajetória da onda, causado pela difração, depende diretamente do comprimento de onda, este fenômeno é usado para dividir, em seus componentes, ondas vindas de fontes que produzem vários comprimentos de onda.
Podemos definir dois tipos especiais de difração:
Difração de Fresnel.
Difração de Fraunhofer.
Difração de Fresnel
É o tipo de difração cujo tratamento matemático é mais complexo. Nesse caso, a onda que se desloca não é plana. A difração de Fresnel ocorre quando a tela de observação e a fenda por onde fluem as ondas luminosas estão a uma