Aluno
INTRODUÇÃO.............................................................................................................2
1 SOBRE O AUTOR......................................................................................................3
2 O QUEIJO E OS VERMES.........................................................................................4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................7
4 DADOS BIBLIOGRÁFICOS.....................................................................................8
Introdução
Este livro pretende mostrar, através da consulta de documentos da Inquisição sobre um processo de um moleiro de uma aldeia italiana do século XVI, como se dava a aquisição de cultura pelas pessoas que faziam parte das classes subalternas da época.
O livro tem 255 páginas e 62 capítulos, na sua maior parte, curtos.
Quanto às notas, o autor optou por não mencioná-las no decorrer da obra, deixando-as para o final do livro. Essa opção não atrapalha em nada o entendimento da história, pelo contrário, deixa a leitura mais ágil e fluida, e ler as notas após o final do livro torna-as um capítulo a parte, quase um apêndice.
A presente resenha tem o objetivo de posicionar o leitor no contexto histórico em que ocorreram os fatos documentados, analisar criticamente a obra e propor que tipo de leitor teria interesse pelo livro.
1 Sobre o autor
Nascido em 15 de abril de 1939, na cidade de Turim, Itália, é um dos principais nomes da Micro-história, escola historiográfica que busca reduzir a escala de pesquisa a um ou poucos personagens anônimos para, a partir daí, compreender as camadas mais profundas do cotidianos de um grupo ou de uma sociedade.
A obra ora estudada, é o primeiro livro de Carlo Ginzburg publicado no Brasil, embora seja na verdade o seu segundo livro.
O primeiro livro, Os