ALUNO: CONSTRUTOR DA REALIDADE SOCIAL
INTRODUÇÃO O presente trabaho relata como a educação dos dias atuais está voltado para um ensino mais crítico, expressivo e para uma participação ativa do aluno, por esse motivo é necessário que haja uma interação entre o aluno e o professor para que esta seja mais eficaz.
Nesta perspectiva, para que nessa sociedade, de fato, todos tenham direito garantido a uma educação, deve-se possibilitar ao aluno uma construção de sua existência e consciência dentro da realidade em que a vida expressa, e compreender que ele é um sujeito construtor e construído por ela.
DESENVOLVIMENTO
A interação entre o aluno e professor deve ser de companherismo e respeito, o aluno precisa se considerar um ser ativo na construção do seu conhecimento e o professor tem o papel de proporcionar-lhes isso através da relação entre professor-aluno e aluno-aluno.
Para que essa perspectiva se concretize na educação é preciso tendências pedagógicas que proponham movimentos transformadores e críticos, que considere o homem como um sujeito histórico, tornando-se necessário pensar na prática educativa inserida no contexto das relações sociais globais, e que considere a realidade vivida pelo educando e a realidade da sociedade.
Buscar desenvolver pessoas depedentes para indepedentes, utilizar de fundamentos para novas aprendizagens, trabalhos num contexto desafiador e envolvente, desejado pelos alunos, utilizando o autoconhecimento como desafio, tomando consciência daquilo que faz, compreender porque está fazendo aquilo, porque está usando aquela estrátegia, para a realização de um trabalho sério e produtivo.
O professor com uma participação de todos os envolvidos no sistema educacional, deve criar um ambiente de aprendizagem motivador, que utilize metodologias inovadoras como instrumentos adequados para a aquisição de conhecimentos e habilidades indispensáveis para a constituição do cidadão.
Para um salto na compreensão do