Aluna
2- Explique o que é a atitude dogmática. Por que ela é conservadora?
3- Quando se rompe a atitude dogmática?
4- Dê um exemplo (tirando de sua vida pessoal, da literatura ou do cinema) de estranhamento diante de alguma coisa ou de algum fato que parecia simples e natural.
5- Que duvidas e perplexidade a linguagem provoca em nós? Dê alguns exemplos.
6- O que é a verdade como alétheia?
7- O que é a verdade como veritas?
1- O dogmatismo é uma atitude natural e espontânea que temos desde de crianças. É nossa crença de q o mundo existe e que é exatamente da forma como o percebemos. Estabelece a verdade cheia de preconceitos.
2- Tomamos o mundo como já dado, já feito, já pensado, já transformado,. Na realidade natural, social, politica e cultural forma uma espécie de moldura de um quadro em cujo interior nos instalamos e onde existimos. Mesmo quando acontece algo excepcional ou extraordinário, nossa tendência espontânea e dogmática é a de reduzir o excepcional e o extraordinário aos padrões do que já conhecemos e já abemos.
3- Quando acontece alguma coisa inesperada, algo extraordinário.
4- Um médico fumando cigarro em um hospital é uma atitude de estranhamento diante de um fato que pode ser simples se encarado com naturalidade.
5- As dúvidas pode ser nosso sentimento, e que a gente vai pensar, e se realmente é aquilo a verdade.
6- E a verdade no sentido que é fato, é a verdade evidente pela contemplação, é a realidade tornada como verdade totalmente visível e constatável.
7- Sua dicotomia é composta no valor oposto do que chamamos atualmente de mentira.