Aluna
Pena de morte
Nome: Lourdes Nogueira
Turma: 201
N: 24 Pena de morte, também conhecida como pena capital é a condenação a morte aqueles que cometeram um crime, o crime varia de país a país. Esse tipo de sentença é bem antiga, como por exemplo, a roda da morte ou o esquartejamento na Europa da idade média e até o apedrejamento que começou no século dois para as mulheres que traiam seus maridos e continua até hoje em alguns países. Hoje em dia a maneira mais utilizada é a cadeira elétrica. Muitos lugares são contra a pena de morte, mas em outros (aproximadamente 90 países) ainda é aplicada, como por exemplo, Estados Unidos, China, Afeganistão... No Brasil a pena de morte é proibida exceto em caso de guerra.
Muitas pessoas apoiam a pena de morte no Brasil, afirmam que não se tem espaços nas prisões e que não se sentem confortáveis em pensar que pessoas que cometeram crimes terríveis podem estar morando ao seu lado, e que isso daria medo nos criminosos que parariam de cometer crimes por não quererem morrer. Mas essas pessoas não veem o outro lado só querem esconder embaixo de um pano seus problemas e fingirem que nada nunca aconteceu.
Motivos para não se ter a pena de morte no Brasil:
*Esse ato é desumano pois ninguém tem o direito de julgar se alguém tem o direito de morrer ou não. E também é ilegal porque conforme A Declaração Universal dos Direitos Humanos cada pessoa o direito à vida (artigo 3º) e afirma categoricamente que “Ninguém deverá ser submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes” (artigo 5º). *Outro motivo de que a pena de morte não deve ser implantada no Brasil é que aqui não funcionaria, pois o Brasil não tem um sistema judiciário imparcial, pessoas pobres que cometeram crimes não tão grandes acabariam sendo executados enquanto aqueles que têm mais dinheiro conseguiram sair livres subornando os juízes e jurados, além do que muitas execuções