Aluna
O trabalho na sociedade globalizada
Escola Estadual Lino Villachá Professor: Rogério Aluna: Daysiane Ramires Pereira Nº 41 Série: 3 Turma : B Disciplina: Sociologia Tema: “ O trabalho na sociedade globalizada. O mundo do trabalho na era da globalização O mundo do trabalho vem sofrendo profundas transformações nas últimas décadas impulsionadas pelo fenômeno da globalização. Exacerba-se, como jamais visto, a exploração do trabalho pelo capital materializada nas diversas formas de precarização das relações de trabalho. Torna-se necessário desvelar esta realidade para possibilitar uma reflexão crítica da lógica perversa do capitalismo. As Transformações no Mundo do Trabalho na Sociedade Contemporânea
A sociedade atual vive um momento de crise, diante da degradação das condições de vida desencadeadas pelas contradições inerentes ao capitalismo.
A Terceira Revolução Industrial, com a introdução de novas tecnologias e a adoção de novas técnicas produtivas mais flexíveis, aliada à globalização e ao neoliberalismo contribuíram para a queda nos níveis de emprego formal, elevando os níveis de trabalho precário e informal. E o indivíduo que é afastado do mercado de trabalho formal não consegue mais reinserir-se.
Essa, portanto, é a realidade do mundo do trabalho, hoje: intensificação da exploração do trabalhador, desemprego, precarização das relações de trabalho, flexibilização das relações de trabalho, desregulamentação dos direitos trabalhistas, entre tantas outros aspectos nefastos dessa dura realidade que assola a classe operária e que acaba por provocar a exclusão social de uma crescente massa de trabalhadores.
Considerando-se a lógica capitalista perversa de maximização da acumulação, a tendência, na tentativa de aumento da produtividade, de forma a obter maior produção ao menor custo, parece ser a elevação da taxa de desemprego e a acentuação da precarização das condições de trabalho, levando ao limite a exploração