Alumínio e seus fatores
Como Surgiu
O armazenamento de alimentos sempre foi um grande problema para a humanidade devido à sazonalidade entre sua produção e seu consumo. Antigamente, por falta de tecnologia, os alimentos eram armazenados sem processamento. Contudo, à medida que as populações foram se urbanizando, surgiu à necessidade de estarem à disposição dos consumidores com rapidez, com boa qualidade e principalmente com preço acessível.
Estas necessidades deram origem ao desenvolvimento das tecnologias de processamento e ao desenvolvimento de aditivos de alimentos. Os processos de conservação de alimentos não são novos, pois há milhares de anos que o sal e a fumaça são usados como conservantes. O próprio descobrimento do Brasil (segundo a história oficial) está ligado aos primeiros aditivos de alimentos: as especiarias (pimenta, cravo, canela, etc.) que os portugueses iam buscar nas índias.
Utilização
A história da lata começou em 1795 quando o governo Francês ofereceu um prêmio de 12.000 francos para quem inventasse um método de conservar comida. As tropas de Napoleão estavam sendo arrasadas mais pela fome e doenças relacionadas do que pelo combate.
Seus soldados estavam armazenando comida por conta própria, e uma fazenda bastante conhecida do general francês dizia que “um exército viaja nos seus estômagos". Conquistas militares e expansão colonial requeriam que uma forma de transportar comida sem apodrecer fosse descoberta.
Um parisiense chamado Nicholas Appert teve uma idéia. Ele usou sua experiência de ex-doceiro, vinheiro, chef, cervejeiro e fazedor de pickles, para aperfeiçoar sua técnica. Depois de 15 anos de experiências, Appert obteve sucesso na preservação de comida, vedando as garrafas com rolhas e imergindo as garrafas em água fervente. As descobertas de Pasteur (que seres microscópicos, eram os responsáveis pela transformação de uva em vinho) surgiram quase um século depois, em 1857. Contudo Appert supôs que como no vinho, exposição ao ar estragava a