Alumínio vantagens
RESISTÊNCIA A CORROSÃO
O Alumínio possui uma fina e invisível camada de Óxido a base de Alumina (Al2O3) que protege o metal de oxidação. É altamente resistente ao tempo, mesmo em espaços industriais, e a vários ácidos. Nas ligas, pode-se observar que quanto maior a resistência mecânica, menor a resistência a corrosão, mas isso pode ser corrigido com acabamentos.
TEMPERATURA DE FUSÃO-
O ponto de fusão do Alumínio é muito menor que dos Aços. Enquanto o Alumínio é de 660ºC (99,8% de pureza), o do Aço pode chegar até 1750°C. As ligas de Alumínio podem apresentar pontos de fusão ainda mais baixos, como a liga 7075 que se funde entre 475°C e 640°C. Isso possibilita o uso de moldes metálicos.
TRANSFERENCIA DE CALOR O coeficiente de transferência de calor do Alumínio vale 237 W/mK, muito alto comparado ao Ferro, 80 W/mK. Também é um bom condutor de energia, capaz de transmitir tanta corrente quanto o cobre, com a vantagem de ser mais leve e mais barato.
VISCOSIDADE-
A viscosidade do Aluminio é baixa, o que facilita o preenchimento durante a fundição, inclusive de lugares mais críticos.
ACABAMENTO SUPERFICIAL -
Ligas de Alumínio não apresentam interações entre molde-metal, por isso apresentam um bom acabamento superficial