ALUMINIO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
QUIMÍCA – ALUMÍNIO
PROFª ROELI NASCIMENTO PAULUCCI
Santo André
2014
Etapa 1
Passo 1
Introdução
Apesar de ser um dos metais mais abundantes da crosta terrestre, o alumínio só havia sido descoberto 28 anos antes e várias décadas ainda passariam antes de serem desenvolvidos processos que permitissem sua obtenção industrial em um estado razoavelmente puro. O alumínio (Al) é um metal branco brilhante, leve, dúctil, maleável, que o ar altera muito pouco e que apresenta uma estrutura cristalina cúbica de face centrada, característica de todos os elementos metálicos.
O alumínio é abundante na natureza, principalmente na forma de silicatos. Sólido, de densidade 2.7, que funde a 660°C, e é um bom condutor de calor e eletricidade. Em estado puro, é bastante mole e maleável. Embora seja muito oxidável, não se altera em contato com a água nem com o ar, pois sua superfície é protegida por uma fina camada de alumina. É trivalente em seus compostos, como a alumina Al2O3 ou o cloreto AlCl3.
Obtenção
O alumínio não é encontrado diretamente em estado metálico na crosta terrestre. Sua obtenção inicia na Mineração da bauxita e segue para as etapas posteriores de Refinaria e Redução.
O alumínio é obtido a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado em três principais grupos climáticos: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical. A bauxita deve apresentar no mínimo 30% de óxido de alumínio (Al2O3) aproveitável para que a produção de alumínio seja economicamente viável. As reservas brasileiras de bauxita, além da ótima qualidade do minério também estão entre as maiores do mundo.
Como se faz
Da bauxita é retirada a alumina que, por meio do processo de redução, é transformada em alumínio. A produção é constituída por uma série de reações químicas. Até mesmo a bauxita é formada por um