aluminio
Ácidos: É uma substância que, em dissolução, fomenta e intensifica a concentração de íons de hidrogénio. Em combinação com as bases, um ácido permite formar sais. Por outro lado, a noção de ácido (que provém do latim acĭdus) refere-se àquilo que tem um sabor amargo ou semelhante ao vinagre.
Podendo ser identificados através de indicadores como os usados neste experimento.
Bases: substância que libera única e exclusivamente o ânion OH– (íons hidroxila ou oxidrila) em solução aquosa. Soluções com estas propriedades dizem-se básicas ou alcalinas. As bases possuem baixas concentrações de iões H+ sendo considerado base as soluções que têm, a 25 °C, pH acima de 7.
Possuem sabor adstringente (ou popularmente, cica) e são empregadas como produtos de limpeza, medicamentos (antiácidos) entre outros.
Podendo ser identificados através de indicadores como os usados neste experimento.
Indicadores: São substâncias que mudam de cor quando em contato com substâncias ácidas ou básicas.
Objetivo
Determinar a condutividade elétrica de ácidos e hidróxidos em meio aquoso.
Determinar a coloração do indicador em presença de ácidos e hidróxidos.
Parte experimental Materiais e Reagentes:
Béquer, Tubos de ensaio, Pipeta, Pera, Equipamento de Teste de Condutividade Elétrica, Ácido Acético, Ácido Sulfúrico, Hidróxido de Magnésio, Hidróxido de Amônio, Hidróxido de Sódio, Indicador Azul de Bromotimol, Indicador Alaranjado de Metila, Indicador Vermelho de Fenol, Indicador Azul de Bromofenol, Indicador Púrpura de Bromocresol, Estante para os tubos de ensaio.
Procedimentos
Procedimento 1 (Teste de ácidos)
Ácido Acético
Em um béquer foi colocado uma quantidade de ácido acético e adicionado água. Logo depois foi feito o teste da condutividade elétrica. Então, a adição de ácido retornou a ser feita e o teste de condutividade elétrica foi feito novamente. Ácido Sulfúrico
Em um béquer foi colocado uma pequena quantidade de ácido sulfúrico