aluminio
Curso Técnico em Química
Influência da Concentração na Velocidade Reação
Análise Química, 3° MQ
Profº: Vânia Cardoso
Islaine Ap. Cavaletto n°8
Lucilene A. da Silva n°9
Vanessa N. Gari n°15
Junho/2012
Objetivo: estudar a separação das misturas, aplicando o método mais adequado, de acordo com as propriedades das substancias.
Introdução
Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias, sejam elas simples ou compostas, portanto todas as substâncias que compartilham de um mesmo local constituem uma mistura.
Podemos dizer que praticamente todas as substâncias encontradas na natureza ou até as produzidas pelo homem, não são substâncias puras, ainda que em pequenas proporções, sempre estão misturadas com outras. Dependendo do tipo de mistura, é possível escolher um método mais adequado para separação dos seus componentes individuais.
Os métodos de separação consistem em processos físicos, porém estão associados às aplicações químicas. Os mesmos, não alteram a natureza química das substâncias constituintes das misturas, isto é, não alteram as espécies químicas componentes da mistura.
Para misturas liquidas o ponto de ebulição é muito importante, pois cada substância tem um ponto de ebulição em temperatura diferente. Os líquidos são separados à medida que cada um dos seus pontos de ebulição é atingido. Inicialmente, separa-se o líquido com menor PE; depois, o de PE intermediário e assim sucessivamente até o líquido de maior PE.
Materiais e reagentes
Areia lavada
Cloreto de sódio
Limalha de ferro
Dicromato de potássio K2Cr2O7
Tripé
Bico de Bunsen
Béquer de 100 ml
Funil
Garras
Suporte universal
Papel filtro
Imã
Gelo
Periculosidade dos reagentes
Dicromato de Potássio K2CR2O7: Pode causar feridas por inalação. Nocivo em contato com a pele. Tóxico por ingestão. Corrosivo e tóxico por inalação e contato prolongado
Cloreto de Sódio: Se ingeri em grandes