Aluminio
OBJETIVOS
- Preparar, a partir de latas de alumínio, o composto sulfato de alumínio e potássio dodecahidratado;
INTRODUÇÃO
O alumínio (Al) é o metal mais abundante, e o terceiro elemento mais abundante em peso (depois do oxigênio e silício) da crosta terrestre. Possui massa molar 27g/mol, seu estado de oxidação mais estável é 3+ e é um metal moderadamente mole e fraco quando puro, mas torna-se consideravelmente mais resistente quando combinado em ligas com outros metais (LEE, 1996; SHRIVER; ATKINS, 2008).
Este metal à temperatura ambiente é um sólido com coloração cinza e quando exposto ao ar torna-se fosco devido a uma fina camada de oxido que se forma em sua superfície. O alumínio é não tóxico, é leve, bom condutor de calor e é o segundo mais maleável dentre os metais (LEE, 1996; RUSSEL, 1994).
* Usos do Alumínio
Devido as características específicas do Alumínio de poder ser enrolado, prensado, moldado e curvado, ele pode ser empregado na produção de diversos artefatos das mais variadas formas. Sua principal aplicação é em latas de bebidas, mas também é encontrado em em automóveis, aviões, trens, navios, panelas, equipamentos e fios elétricos elétricos. Este metal também é utilizado na construção civil, em portas janelas e divisórias. Outra aplicação deste metal é em tintas (LEE, 1996; RUSSEL, 1994).
* Obtenção do Alumínio
Segundo Russel (1994), o mineral de alumínio é a bauxita, que é oxido de alumínio hidratado impuro Al2O3 × xH2O. Este é separado de suas impurezas, essencialmente óxido de ferro (III) e dióxido de silício, pelo processo Bayer, no qual o óxido de alumínio (anfótero) é inicialmente dissolvido em hidróxido de sódio concentrado a quente formando o íon aluminato:
Al2O3(s) + 2OH–(aq) + 3H2O 2Al(OH)4–(aq)
O óxido de silício também se dissolve formando silicatos. Em seguida, o hidróxido de alumínio é precipitado em solução fortemente alcalina de