ALUMINIO NA ENGENHARIA CIVIL
O alumínio (símbolo Al) é um metal representativo de número atômico igual a 13 e massa atômica ponderada 27 u.
É um metal leve, de cor branca, pouco duro, muito deformável, com elevadas condutibilidades térmica e eléctrica e com baixo ponto de fusão.
Devido ao seu elevado poder redutor oxida-se ao ar, formando uma finíssima película de óxido de alumínio, que o protege contra a corrosão da água destilada, ácido nítrico, ácido carbônico, compostos de enxofre e de muitos hidrocarbonetos. O alumínio utilizado na construção civil é uma liga Alumínio/Magnésio/Silício, obtido da bauxita.
Após diversos tratamentos eletroquímicos é transformado em lingotes, placas de laminagem, rolos de extrusão e fios.
Os produtos resultantes são: Peças fundidas, chapas, tubos e perfis, fios de pequeno diâmetro.
Sua aplicação na construção civil: Caixilharias para janelas, portas e divisórias, chapas para revestimentos interiores e exteriores, coberturas.
Diferentes tipos:
Aluminio anodizado – A anodização de perfis de alumínio e consequente colmatagem dos poros da camada de alumina, é feita através de um processo electroquímico, fazendo com que o alumínio tenha uma grande durabilidade e resistência a corrosão. Aluminio termolacado – A termolacagem de perfis de alumínio é um tratamento de superfície cuja diferença principal relativamente à anodização consiste na aplicação ao perfil, de uma tinta, pulverizada na superfície do alumínio previamente tratada e polimerizada em estufas que podem atingir temperaturas de 220ºC.
O alumínio é considerado o material mais leve entre os usualmente empregados na edificação de telhados. Um vigamento feito de alumínio é nove vezes mais leve do que um que utilize madeira e até três vezes mais leve do que o de aço. Ainda assim, suporta todos os tipos de telhas e calhas.
Para construir estruturas de telhados em alumínio, são utilizados perfis estruturais em alumínio extrudado. A técnica de extrusão permite uma infinidade de