Aluminio Alcindo
METALURGIA DO PÓ
O METAL ALUMÍNIO
São Bernardo do Campo 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI
BRUNA REIS FEIRREIRA – 11.112.262-8 ISABELLA LAGONEGRO VERNUCCI – 11.112.498-8
MICHELLY SANTANA SOARES – 11.112.935-9
MARIANA GUEDES PINTO – 11.211.037-4
METALURGIA DO PÓ
O METAL ALUMÍNIO
São Bernardo do Campo 2015
1 INTRODUÇÃO
O alumínio é o segundo metal mais abundante na crosta terrestre, na forma de óxido de alumínio e as suas reservas são praticamente ilimitadas. Sendo ele o metal não-ferroso mais consumido no mundo, devido possuir excelentes propriedades físico-químicas, segundo a ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) (2007) as propriedades que se destacam são: o baixo peso especifico, a resistência a corrosão, a alta condutibilidade térmica e elétrica e sua infinita reciclagem.
Devido as suas diversas propriedades e características o alumínio tornou-se um potencial substituto do aço e outras ligas metálicas, como por exemplo, por causa de sua alta condutividade elétrica, ductilidade e baixa densidade, o alumínio pode ser utilizado na substituição do aço em algumas aplicações estruturais.
Mesmo possuindo ductilidade elevada, as principais limitações desse material estão relacionadas com a resistência a mecânica e a dureza, que são relativamente baixas, porém, com a adição de elementos de liga, podem ser melhoradas. O rápido crescimento da importância do alumínio na indústria sucedeu de uma série de fatores, como por exemplo, a excelente combinação de suas propriedades, ele também pode ser facilmente transformado por qualquer processo metalúrgico normal, o que o torna viável para qualquer forma que seja requerida pelas indústrias manufatureiras. E devido ao desenvolvimento das técnicas de fabricação, soldagem, e acabamento o alumínio passou a ser