alum
Informações Gerais
O alumínio é um metal branco acinzentado maleável e dúctil, sendo um dos elementos metálicos mais abundantes na crosta terrestre. Pertence ao grupo 13 da tabela periódica. Não é encontrado livre na natureza, sempre na forma combinada.A alumina (óxido de alumínio, Al2O3), encontrada em minérios, já era usada por Gregos e Romanos na medicina da época.
Em 1787, Lavoisier suspeitou que esta substância era um óxido de um metal desconhecido. Seu nome foi proposto por Davy em 1807 como “Alumium”, posteriormente trocado para “Aluminium” (alumínio).
O metal alumínio foi isolado por Hans ChristianOersted em 1825, reagindo cloreto de alumínio (AlCl3) com amálgama de potássio (uma liga de potássio e mercúrio), o aquecimento do amálgama formado de alumínio e mercúrio com pressão reduzida, separa o mercúrio (com menor ponto de ebulição) do alumínio.
Nome do Elemento: Alumínio Símbolo Químico: Al Número Atômico (Z): 13 Peso Atômico: 26,98153 Grupo da Tabela: 13 (IIIA) Configuração Eletrônica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p1 Classificação: Metal Estado Físico: Sólido (T=298K) Densidade: 2,702 g/cm3 Ponto de Fusão (PF): 933,7 K Ponto de Ebulição (PE): 2792,0 K
Origem do Nome
Do latin "alumen" que significa "alum".
Histórico
1827 – O isolamento do elemento é atribuído a Wohler.
Disponibilidade
É o metal mais abundante na crosta terrestre, representando cerca de 8,1% (como elemento, é o terceiro mais abundante). Não é encontrado puro. Alguns minerais são bauxita (hidróxidos de alumínio com argilas), criolita (fluoreto de alumínio e sódio), granitos, etc.
Produção
A bauxita é purificada pela reação com hidróxido de sódio, resultando em hidróxido de alumínio.
O aquecimento produz o óxido de alumínio, que sofre redução eletrolítica para produzir o alumínio puro. A adição da criolita serve para reduzir o ponto de fusão. Em