aluiminio e suas ligas
O fato de o alumínio poder combinar-se com a maioria dos metais de engenharia e formar liga a partir dessas combinações obtendo as características tecnológicas ajustada de acordo com a aplicação e o aspecto que a torna tão atraente como materiais de construção mecânica.
A grande variedade das ligas oferece à indústria uma vasta gama de combinações de resistência mecânica ,condutibilidade elétrica, usabilidade, resistência a corrosão,ductubilidade, formabilidade e outras.
De acordo com a ABAL (2005), o alumínio fundido dissolve outros metais e substâncias metalóides, como o silício, que atua nesse aspecto como metal. Quando o alumínio se solidifica, alguns dos constituintes da liga podem ser retidos em solução sólida. Isso faz com que a estrutura atômica do metal se torne mais rígida. O metal quente pode manter uma maior quantidade de elementos de liga em solução sólida do que quando frio. Conseqüentemente, quando ocorre o seu resfriamento, ele tende a precipitar o excesso dos elementos de liga da solução. Essa precipitação pode advir em forma de partículas duras, formadas de compostos intermetálicos, tais como CuAl2 ou Mg2Si. Esses agregados de átomos metálicos podem tornar a rede cristalina ainda mais rígida e, conseqüentemente, endurecem a liga.
Os principais elementos de ligas e seus efeitos quando introduzidos no alumínio se encontra na tabela abaixo.
Tabela Principais elementos de ligas e os efeitos ocasionados pela sua introdução (BRADASHIA 1988.)
As ligas de alumínio podem ser divididas em dois grupos :
As ligas conformadas ou trabalhadas que são destinadas a fabricação de produtos semi-acabados como laminados, perfis entrudados e componentes forjados. E as ligas fundidas que são destinadas a componentes fundidos, juntando os dois grupos de ligas soma-se mais de 600 ligas reconhecidas industrialmente. Estes dois grupos se subdivide em:
Ligas não-tratáveis que não são endurecidas por meio de tratamentos térmicos.
Ligas tratáveis