Alto Índice de Gravidez na Adolescencia
Dezembro/2011
Índice
1 Apresentação...............................................................................................03
2 Objetivos, Geral e Específico.......................................................................04
3 Trabalho executado,Conclusões..................................................................05
4 Referencias Bibliográficas............................................................................06
5 Anexos..........................................................................................................07
Apresentação Este projeto de pesquisa busca reduzir os índices de ocorrência de gravidez precoce na população juvenil, na cidade de Sabará.
A gravidez precoce e considerada como um problema de saúde publica no Brasil. Segundo os dados do IBGE, desde 1980 o número de adolescentes entre 15 e 19 anos grávidas aumentou 15 % isso significa cerca de 700 mil meninas se tornando mãe a cada ano no Brasil. Desse total 1,3 % são partos realizados em garotas de 10 á 14 anos.
Essa gravidez precoce oportuniza uma série de conseqüências psicossociais e biológicas para o adolescente: interrupção dos estudos, aumento de DST/Aids, desemprego e dificuldade de retornar ao trabalho, interrupção de relações sociais, complicações familiares, afastamento dos amigos, baixa auto-estima, complicações com aborto espontâneo, anemia, partos prematuros e alta incidência de cesária.
Embora os adolescentes afirmem conhecer pelo menos um método, “seu uso tem-se revelado de pequena magnitude e de modo irregular” além do que eles apresentam várias crenças errôneas sobre gravidez.
Outro ponto é que os postos de saúde não fazem campanhas que possam atrair estes jovens, sendo assim os mesmos só dão importância a