ALTO TIETÊ
Características Fisiográficas e Hidroclimáticas
A Bacia do Alto Tietê a montante da barragem de Pirapora abrange uma área de drenagem de 5.720 km2, incluída a bacia integral do rio Pinheiros com as sub- bacias dos reservatórios Billings e Guarapiranga.
A bacia hidrográfica do Alto Tietê tem um comprimento de cerca de 130 km, e larguras variando entre menos de 10 até pouco mais do que 70 km. As linhas de drenagem apresentam nítida orientação segundo as direções E-W a ENE-WSW, ou direções ortogonais a estas, como consequência do forte controle estrutural exercido pelas rochas constituintes, conforme será referido no sub-item “Geologia da Bacia do Alto Tietê”, a seguir.
Quanto às nascentes do rio Tietê, são tradicionalmente referidas a um local denominado “Nascentes do Tietê” localizado no município de Salesópolis, próximo à divisa com o município de Paraibuna. Esta localidade, porém abrange uma área constituída pelas ramificações de diversos pequenos contribuintes, tornando muito difícil a definição do talvegue principal do rio e assim seu verdadeiro ponto de origem. Há inclusive, conforme o mapeamento utilizado (I.G.G., I.G.C. ou I.B.G.E.), uma certa dispersão entre as várias nascentes indicadas por cada um deles. Adotando-se o critério de maior extensão do talvegue, que corresponde ao ponto mais distal da bacia, e da cota mais elevada, menciona-se o ponto definido no mapeamento I.G.C. cujas coordenadas U.T.M.são N= 7.390.825 e E= 425.070, ponto este situado no entorno da cota 1.115 m. Esta nascente se situa a 230km de distância de Pirapora, extensão esta medida ao longo do talvegue intensamente meandrado do rio, conforme ainda se verifica no trecho a montante da Penha e além de Mogi das Cruzes. Análises cartográficas mais extensivas da hidrografia regional revelaram, porém que o ponto mais distal da bacia do AltoTietê está localizado, não no rio Tietê, mas no rio Paraitinga, afluente da margem direita do Tietê,