althusser resenha
Resenha do texto: Aparelhos ideológicos de estado
O texto aparelhos ideológicos de estado trata sobre a renovação da formação social com seus meios de produções. O autor baseia-se nos conceitos de Marx e Gramsci, para desenvolver sua concepção de estado . No entanto, esse texto só pode ser compreendido após maio de 68, onde vários protestos iniciados na França, inspiraram o autor a escrever sobre a reprodução das condições de produção. E aborda o problema de como é assegurada a reprodução das condições de produção. Na primeira parte do texto, trata sobre a reprodução das condições de produção, que consiste em reproduzir as forças produtivas e as relações de produção já existentes. Onde a reprodução da força de trabalho é assegurada em três aspectos: reprodução material (assegurada pelo salário), reprodução da qualificação (através da escola) e reprodução da submissão ideológica (através da escola). Na segunda parte, aparece a distinção entre aparelho repressivo de estado e aparelhos ideológicos de estado, onde o primeiro funciona predominantemente através da força (repressão), enquanto o segundo é assegurado pelo uso da palavra, do convencimento isto é, da ideologia. A escola, segundo o autor, assumiu o papel dominante nas formações capitalistas através do aparelho ideológico. Os dois formam o aparelho de estado.
Althusser foi original ao unir o texto de Marx e Gramsci, fazendo uma mistura da teoria da reprodução com a concepção ampliada de estado.
O autor mostra coerência nas argumentações diz que "toda formação social para existir, ao mesmo tempo em que produz, e para produzir, deve reproduzir as condições de sua produção." Logo, reproduzir as forças produtivas e as relações de produção. Em seguida` começa a narrar os tipos de reprodução das condições de produção que estão inseridas no contexto do estado. Mostra os três aspectos da reprodução da força de trabalho,