Alterações climáticas: causas e conseqüências para a saúde
Principais alterações climáticas:
Podemos dizer que as principais alterações climáticas é um conjunto de fenômenos meteorológicos variados, em um ou mais pontos da superfície terrestre, com a variação de fenômenos geográficos como a extensão territorial a dinâmica das massas de ar, o aquecimento dos oceanos, e entre outros. Juntos são conhecidos mundialmente como: Aquecimento Global, Efeito Estufa e Clima Urbano. Que com esse descontrole causa fenômenos catastróficos para a população em si.
Principais doenças geradas por ela:
As principais doenças causadas através do clima são: dengue, leptospirose e cólera que são transmitidas por insetos vetores. As doenças respiratórias transmitidas através do ar seco ou poluído e as doenças de pele são causadas pelos raios ultravioletas que ultrapassam a cama de ozônio.
Causas, conseqüências e impactos das alterações climáticas:
A principal causa para esses acontecimentos é o efeito estufa, que com o crescimento da população agrava mais pelo motivo da liberação de resíduos sólidos, líquido e gasoso no meio ambiente. Com o crescimento das grandes cidades, a queima de combustível fóssil como gasolina e diesel é maior, sendo assim liberam uma grande quantidade na superfície impedindo que o calor volte para a atmosfera e também há a queima das florestas que tem a função de absorver grande parte dos gases liberados na atmosfera.
As conseqüências referentes a essa mudança no clima são bastante alarmantes, porque afetam também a saúde. Segundo a Organização Pan-americana de Saúde (2003), “O clima afeta a saúde humana de diversas maneiras (2003). Com o aumento do nível do mar, por causa do derretimento das calotas polares, o aumento de desertos em algumas regiões por ser bastantes quentes e também o aquecimento dos oceanos causando tempestades, furacões e tornados.
Com o nível do mar aumentando, algumas cidades do litoral podem desaparecer, alguns países