Alterado Economia
1) Introdução
Este trabalho tem por objetivo estudar, através de um modelo baseado em agentes, o conceito de discriminação de preços, que é uma prática de mercado bastante comum em empresas de todos os setores econômicos. Busca-se analisar a relação entre a diferenciação de preços e o lucro das empresas, bem como os impactos gerados na eficiência econômica. É realizada uma aplicação específica do modelo, com objetivo de encontrar a estratégia de diferenciação de preços que gera maior lucro para uma empresa.
Para empresas se manterem competitivas em mercados de clientes com preferências cada vez mais heterogêneas, é comum a busca da oferta de uma grande variedade de produtos e serviços. Tão fundamental quanto o processo criativo de inovação relacionado a essa busca é a estratégia de preços utilizada para obtenção do valor proposto aos diferentes clientes explorados, separando-os tanto de acordo com os atributos e a qualidade que esperam dos serviços e produtos, como também em relação a rentabilidade que oferecem para a empresa. É nesse contexto que a prática de discriminação de preços é empregada, que, apesar de ser um conceito bastante tradicional nos diversos sectores do mercado, ainda é objeto de estudo de muitos pesquisadores. Esse assunto desperta interesse não só de empresas, como também do poder público, que buscar entender como a discriminação de preços pode afectar o bem estar econômico e social (CARROLL; COATES, 1999).
2) Referencial historico
2.1. Discriminação de preços A prática de cobrar a consumidores diferentes preços diferentes pelo mesmo produto designa-se de discriminação de preços. Exemplos: vales de desconto, cartões de pontos nas gasolineiras, cartão família no hipermercado, promoções no take-away, saldos, descontos de quantidade, cabazes, cartão jovem. As condições necessárias para que a discriminação de preços seja proveitosa