ALTA DO DÓLAR MOTIVADA PELO AUMENTO DO PIB AMERICANO
VOLTA DO CRESCIMENTO NORTE AMERICANO FAZ COM QUE NOSSA ECONOMIA FIQUE PESSIMISTA EM RELAÇÃO AO CRESCIMENTO ESPERADO.
Rio de Janeiro, 2013
Matéria sobre o motivo da alta do dólar.
Fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/08/dados-do-pib-dos-eua-produziu-alta-do-dolar-no-brasil-diz-miriam-leitao.html
Dados do PIB dos EUA produziu alta do dólar no Brasil, diz Miriam Leitão
Segundo a comentarista de economia, o dólar mais forte melhora a capacidade de exportação brasileira, mas a tendência é reduzir a importação.
O ritmo de recuperação da economia americana surpreendeu. São sinais de novos tempos na economia mundial, mas todo momento tem seus desafios. Mesmo quando a notícia é boa, como, por exemplo, os EUA crescendo mais do que se espera, a economia americana que vai puxar a economia mundial, isso é uma boa notícia.
Mas, por causa desses dados bons do PIB baixo, de quarta-feira (31), e também da redução do desemprego, produziu uma alta do dólar no Brasil e o Banco Central teve que entrar três vezes para tentar segurar o dólar. Na verdade, o dólar só reduziu um pouquinho quando saiu uma informação do Banco Central americano dizendo que não vão reduzir por enquanto esses estímulos monetários. O Banco Central recompra títulos que ele emitiu, e isso injeta US$ 85 bilhões por mês na economia.
A economia americana vai transitar para um mundo sem esses estímulos monetários, e o dólar, portanto, vai ficar mais forte. Mas ainda não se sabe quando isso vai ser.
Saíram os dados de desemprego na Europa, que caiu um pouquinho, 12%.
Para nós, o dólar mais forte, melhora a capacidade de exportação brasileira, mas não está acontecendo ainda, e a importação fica mais cara. Então, a tendência é reduzir a importação.
Mas, por isso, o governo começa a retirar em outubro aquelas barreiras ao comércio. No ano passado, ele elevou o imposto de importação para cem produtos, até para a