alquimistas e quimicos
Explicar tal processo.
química” entre os dois. Responder: a) Isso tem explicação científica? b) Que figura de linguagem há na expressão?
9. Além de Lavoisier e Pasteur, o autor refere-se a outros químicos eminentes. Citar dois cujas idéias admira e justificar a escolha.
16. Em vários momentos do livro, o autor interrompe o assunto para expressar sua opinião, como neste comentário sobre Lavoisier: “Aqui vemos um aspecto interessante da versatilidade do sistema universitário europeu. Um aluno de direito segue cursos de ciência. Essa flexibilidade, admitida pelo conhecimento, que não distingue fronteiras entre ciências e humanidades, esteve sempre ausente do sistema universitário brasileiro”.
Dividir a classe em grupos. Eles deverão selecionar outros exemplos da digressão do autor. Após isso, juntos, os grupos relacionarão os textos selecionados, sortearão um para cada grupo, que deverá comentar o texto que lhe couber.
O passado, o presente e o futuro
17. Escolher uma profissão implica refletir sobre si mesmo e se conhecer. Identificar suas aptidões, habilidades, expectativas e gostos e justificar a opção, ou não, por química.
Orientações pedagógicas: Maria Lúcia de Arruda Aranha
Sugestões de atividades: Márcia Verri
18. Linus Pauling, Prêmio Nobel de Química em 1954 e Prêmio Nobel da Paz em 1962, é um caso exemplar de talento e responsabilidade social. Discutir com os alunos:
a) a razão dos prêmios recebidos; b) a razão de todos os prêmios dessa categoria ser entregues na capital da Suécia, exceto o da Paz, entregue na capital da Noruega.
A OBRA
10. Quem é leigo no assunto sente dificuldade para ler um livro de química, ainda que dirigido a iniciantes. Mas um texto interessante e bem escrito, independentemente do tema que aborda, sempre desperta a curiosidade de quem gosta de ler. Dividir a classe em seis turmas. Cada uma deverá explicar o significado das