Alquimia chinesa
NATHALIA CARVALHO
YURI BARROS DE ARAUJO
ALQUIMIA CHINESA
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
2013
INTRODUÇÃO
Temos por meio deste trabalho, informar um pouco sobre o conceito de alquimia em geral, a história da mesma contando desde suas origens até os dias de hoje, envolvendo todo o processo de evolução, como ela se aplica à humanidade com as suas funções e obstáculos nas diferentes épocas em que percorreu.
O tema principal é a alquimia chinesa, que para explicá-la, é necessário entender um pouco sobre a alquimia geral, que serviu como uma espécie de introdução para todas as especificidades alquímicas. Com o propósito de acarretar conhecimentos numa diferente cultura, é apresentado o trabalho a seguir.
A ALQUIMIA ENTRE OS CHINESES
Se a alquimia fosse uma teoria deveria possuir um princípio histórico; se fosse uma técnica, suas origens iriam se perder nas brumas pré-históricas. Há uma teoria que diz que as teorias provavelmente são tão antigas quanto à humanidade, desde o momento em que algo muito simples passa a ter uma função. Mas não é válida, a teoria é uma nova maneira de pensar que surge com a filosofia grega, quando a consciência humana já atinge o alto nível da sabedoria.
A alquimia tem algo muito relacionado com as técnicas arcaicas, mas por outro lado, aparecem nela crenças importantes na humanidade, que devem ter surgido com o despertar da consciência. Contudo, aparecem interpretações na alquimia só possíveis depois da chegada das religiões reveladas, da filosofia grega e das profecias judaicas. Todos estes elementos dão origem a uma alquímica complexa.
Quando se argumenta que técnica e humanidade nasceram simultaneamente, com o despertar da consciência, não quer se dizer que o homem seria tão somente o animal capaz de dispor de utensílios. Embora haja entre os antropólogos a regra de reconhecer fósseis humanos pela simples presença, junto deles, de