alquilação no benzeno
CH4 + Cl2 ----> CH3Cl + HCl (CH3Cl = clorometano)
CH3Cl + Cl2 -----> CH2Cl2 + HCl (CH2Cl2 = diclorometano)
CH2Cl2 + Cl2 -------> CHCl3 + HCl (CHCl3 = triclorometano ou clorofórmio, acho que era usado como anestésico porém é tóxico)
CHCl3 + Cl2 -------> CCl4 + HCl (CCl4 = tetracloreto de carbono, solvente tóxico e muito usado industrialmente)
Existem também os CFCs (clorofluorcarbonetos), compostos que fazem muito mal à camada de ozônio.Outro produto toxico é o Dicloro-Difenil-Tricloroetano (DDT) e foi usado como pesticida durante muito tempo. o cloro reage com a água produzindo uma mistura dos ácidos clorídrico e hipocloroso.
Cl2(g) + H2O(l) -------> 2 H+(aq) + Cl-(aq) + ClO-(aq) ou Cl2(g) + H2O(l) -------> HCl + HClO
Por isso não se deve respirar o Cl2, pois ele pode reagir com a umidade do pulmão e matar você
O cloro líquido é obtido por meio da eletrólise de uma solução de cloreto de sódio e água. A aparência inicial é a de um gás amarelo-esverdeado, com odor forte e característico.
O gás cloro é pressurizado à baixa temperatura para ser liquefeito, transformando-se num líquido claro de cor âmbar. Ele é comercializado nesta forma, e seu transporte é feito em carros-tanque e cilindros de 900 Kg.
O cloro líquido é um produto presente em nosso cotidiano. É utilizado extensivamente na fabricação de PVC, no tratamento de água potável e de piscinas, no tratamento de esgotos, na fabricação de solventes clorados e de agroquímicos e como intermediário na produção de poliuretanos.
Também é utilizado na obtenção de diversos produtos químicos, como anticoagulantes, lubrificantes, fluidos para freios, fibras de poliéster, insumos farmacêuticos, entre muitos outros.
É empregado ainda como matéria-prima no processo produtivo do cloreto de hidrogênio, do ácido clorídrico, do hipoclorito de sódio e do dicloroetano.
Para o uso doméstico ou ao lidar com alimentos em restaurantes ou hotelaria é