Alpinia zerumbet (Pers.) B.L. & R.M. Sm
Nome Científico
Alpinia zerumbet (Pers.) B.L. & R.M. Sm
Família Botânica
Zingiberaceae.
Identificação Popular
Alpinia, cana-do-brejo, cana-do-mato, cardamomo, cardamomo-do-mato, cardamomo-falso, flor-do-paraíso, lírio-de-santo-antônio, jardineira, macaçá, macassá, noz-moscada, pacová,paco-seroca, vindi-caá helicondia.
Habitat e Características
Originária da Ilha de Java. Espécie alóctone (introduzida em uma área onde não existia originalmente).
A colônia foi trazida para o Brasil no século XIX para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde recebeu o nome de flor-da-redenção e bastão-do-imperador, o qual, segundo se admite, deve-se ao fato de terem sido usadas as flores dessa planta para presentear a princesa Isabel, logo após ter assinado a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888.
Planta herbácea, robusta, perene, com colunas de 2 a 3 metros de altura, lisas, verde-claras, agrupadas em touceiras. Folhas lanceoladas oblongas, pontudas, invaginantes, verde-luzidias, de margens ciliadas de 50 a 70 cm de comprimento sobre 10 a 12 de largura. Flores ligeiramente aromáticas, dispostas em cachos grandes, amarelo-róseas com três lobos e um grande lábio.
A Colônia é comumente chamada de gengibre-casca ou gengibre-concha devido sua casca rosa, em forma de botão, que relembra as conchas do mar. Produz rizomas carnosos muito parecidos com o gengibre, inclusive com aroma semelhante.
O gênero Alpinia compreende mais de 230 espécies da família Zingiberáceas. Possuem flores brilhantes e chamativas, por isso são apreciados como plantas ornamentais. As flores da Colônia se adaptam melhor a ambientes úmidos, solos bem drenados e sol pleno, condicionadas em semi-sombra. As plantas não produzem flores até o segundo ano. A espécie Alpinia speciosa faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS).
Princípios Ativos
Alcalóides, flavonóides (cardamonin, isalpinin ...), catequina, epicatequina, óleos essenciais (canfeno,