Alotropia aço
Hipoeutetóide
Uma liga Fe-Fe3C com composição à esquerda do ponto eutetóide (que contenha entre 0,02 e 0,76% de C) é conhecida como liga hipoeutetóide. Aço hipoeutetóide é aquele que possui menos carbono que o previsto na composição eutetóide. O resfriamento de uma liga hipoeutetóide - em condições de equilíbrio, com resfriamento lento - até uma temperatura abaixo da eutetóide, seguirá da seguinte forma:
Com aproximadamente 820°C a austenita começa a se transformar (ferrita + austenita) e com 727°C passa a apresentar estrutura ferrítica + perlita.
Austenita γ (860°C)
Austenita γ + Ferrita α (780°C)
Perlita (725° C)
Eutetóide
Também pode ser observado no diagrama de fases Fe-Fe3C a existência de um ponto invariante eutetóide. Para essa reação eutetóide, uma austenita de composição eutetóide (0,76% C) se transforma em ferrita e cementita (perlita) imediatamente abaixo da temperatura eutetóide de 727°C. Deve frisar que isto ocorre somente quando se empregam taxas de resfriamento extremamente lentas.
Austenita γ (800° C)
Perlita (725°C)
Hiper-eutetóide
Uma liga Fe-Fe3C com composição à direita do ponto eutetóide (que contenha entre 0,78 e 2,14% de C) é conhecida como liga hipereutetóide. Aço hipereutetóide é aquele que contém mais carbono do que a composição eutetóide. O resfriamento de uma liga hipereutetóide em condições de equilíbrio (resfriamento muito lento) até uma temperatura abaixo da eutetóide, seguirá da seguinte forma:
Com aproximadamente 950°C a austenita começa a se transformar ( austenita + Cementita) e com 727°C passa a apresentar estrutura Perlítica + Cementita.
Austenita γ (920°C)
Austenita γ + Cementita (800°C)
Perlita +