alopatria
A primeira teoria sobre a evolução das espécies é elaborada pelo naturalista francês Lamarck em 1809 (ano em que nasce Charles Darwin). A capacidade dos seres vivos de mudar e evoluir já havia sido observada e registrada por muitos estudiosos, mas é apenas com Lamarck que surge a primeira hipótese sistematizada.
Anos depois a evolução das espécies, foi apresentada e explicada satisfatoriamente por Charles Darwin, no seu tratado "A origem das espécies, em 1859”.
Diz que as espécies são o resultado dos seus ancestrais que habitaram e habitam o nosso planeta. espécie é um conjunto de organismos semehantes entre si, capazes de se cruzar e gerar descendentes férteis.
Muito se discute sobre a evolução das espécies, e por consequência as teorias são criadas, destas forma o presente trabalho aborda as três modelos teóricos para o fenômeno de especiação, e exemplificará um tipo de evolução num grupo de plantas.
Consideram-se que os eventos de especiação ocorram sob várias condições. Os cientistas acreditam que o motivo é o isolamento de membros da mesma espécie. Existem quatro tipos de especiação que os evolucionistas identificaram como as explicações mais prováveis, mas nesse trabalho abordaremos somente três:
MODELO DE ESPECIAÇÃO
Em primeiro ponto: é relevante destacarmos que, segundo Ugunian (1991), "Especiação é o nome dado ao processo de surgimento de novas espécies a partir de uma espécie ancestral.
Acrescenta-se que para a ocorrência da especiação é imprescindível que grupos da espécie original se separam e não ocorre mais o cruzamento entre si, ou seja acontece um isolamento geográfico (separação física).
TIPOS DE ESPECIAÇÃO
Simpatria
`E quando uma população ancestral se divide em duas novas espécies cujas as distribuições são a mesma da população ancestral ou ainda pode se dizer que um animal simpatrico é todo aquele que possui divergência genética de varias populações, mas que são de uma mesma espécie parental e dividem a mesma região geográfica.
A