Alongamentos
Segundo KISNER:
O alongamento é uma manobra terapêutica utilizada para aumentar o comprimento (alongar) de tecidos moles que estejam encurtados.
Segundo Badaro: o alongamento é uma forma de trabalho que visa a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização dos movimentos de amplitude articular normal com o mínimo de restrição possível.
Segundo HALL; BRODY:
Alongamento é uma técnica utilizada para aumentar a extensibilidade músculotendinosa e do tecido conjuntivo periarticular, de tal modo contribuindo para aumentar a flexibilidade articular.
Importância do alomgamento
O alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões. É essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos e deve ser uma atividade incorporada ao exercício físico.
Quando feitos de maneira adequada os alongamentos trazem os alguns benefícios como reduzir as tensões musculares, relaxar o corpo, proporcionar maior consciência corporal, deixar os movimentos mais soltos e leves, prevenir lesões, preparar o corpo para atividades físicas e ativam a circulação.
No caso de estudantes eles podem ser feitos até no intervalo das aulas, o alongamento ajuda na respiração, facilitando a circulação sanguínea o que aumenta o raciocínio
O alongamento não é só importante antes dos exercicios fisicos, é também importante depois, pois ajuda a descansar e também é melhor aproveitado, pois a musculatura do corpo ja está bem aquecida.
São especialmente importantes no caso de pessoas que correm, andam de bicicleta, nadam, jogam tênis ou fazem outros exercícios desgastantes, pois atividades como estas promovem tensões e inflexibilidade. Além disso, os alongamentos evitam muitas lesões, como distensões, inflamações etc.
Como deve ser feito o alongamento
A respiração é fundamental: quando se respira fundo aumenta-se o relaxamento muscular. É a respiração