ALONGAMENTO GLOBAL DESCOMPENSADO
Este artigo apresenta concepções sobre a postura e um novo método italiano chamado “AGD” (Alongamento Global Descompensado), utilizando um equipamento denominado “Pancafit”. O método e o equipamento foram elaborados e patenteados pelo Fisioterapista Mezierista e Educador Físico, Danielle Raggi.
O método “AGD” enfatiza a “globalidade” em seu aspecto biomecânico e na relação corpo e mente, e por isso cuida dele na sua totalidade, partindo do princípio que todas as cadeias Musculares, Fásciais e Articulares atuem como se fossem um único elemento, obrigando os menos potentes a seguir os mais potentes. O método pretende oferecer meios seguros para o tratamento de dores, desarmonia postural e disfunções respiratórias, proporcionando às pessoas um bem-estar “Global”.
Para este estudo experimental, a amostra foi constituída de 24 indivíduos com problemas posturais e foram divididos em três grupos: (a) grupo 1, o qual realizou o método “AGD” utilizando a Pancafit; (b) grupo 2, o qual realizou exercícios calistenicos de baixa intensidade a corpo livre com alongamento muscular tradicional – “Método Bob Anderson” e (c) grupo 3, grupo controle, o qual não sofreu nenhuma intervenção, nem mesmo medicamentosa. No procedimento foi realizado um exame postural, pré e pós-teste, comparando o resultado dos três grupos, quanto ao parâmetro postural ideal.
O estudo demonstrou, na amostra analisada, que a Pancafit e o Método “AGD” produziram importantes alterações na postura, refletindo no realinhamento da coluna vertebral, aproximando-se dos parâmetros fisiológicos ideais. Desta forma, conclui-se que o Método “AGD”, associado ao aparelho Pancafit, demonstrou maior eficiência com relação ao protocolo “tradicional” utilizado.