Alojamento campos do jordão
LOCAL - Uma clareira construída no meio da mata de Campos do Jordão será, por um determinado espaço de tempo, o centro da vida de um grupo de jovens músicos em formação. As novas instalações de apoio ao Auditório Cláudio Santoro deverão ocupar os dois patamares em desnível do lote vizinho ao auditório, respeitando a condição de área de preservação permanente, e definindo uma ocupação que traga para junto de si a vegetação a ser recuperada.
Nossa proposta visa tirar máximo proveito desta condição especial, estabelecendo uma intervenção respeitosa às condições existentes e reservando a superfície do terreno às atividades de vivência e didáticas.
AS AÇÕES
1. reconformar a topografia através do menor impacto
2. recompor a mata obtendo o maior efeito
3. definir uma clareira para as atividades
4. confrontar os espaços edificados com a mata
A divisão do terreno em dois patamares definiu a organização dos usos: as áreas de uso coletivo e as áreas de uso privativo. As primeiras, ligadas ao terreno e aos seus dois patamares; as segundas, destacadas da topografia, debruçadas para a paisagem e para a mirada da Pedra do Baú.
O PROJETO - O pavilhão que marca a entrada do conjunto congrega a recepção, o refeitório – uma das áreas de convívio - e todas as atividades administrativas e de serviço, como informática e secretaria, cozinha e refeitório, lavanderia, área técnica, almoxarifado e limpeza.
Possui dois pavimentos com acessos em distintos níveis, um voltado para a praça de serviço, junto à frente do lote, e outro voltado para a praça de chegada.
DADOS DO PROJETO - O projeto foi inicialmente chamado de Alojamento Campos do Jordão. É um complexo que sediará as atividades dos bolsistas do Festival Internacional de Campos do Jordão ao redor de 160 estudantes de idades variadas entre 15 e 30 anos – e que deverão ser realizadas com