Alocações encadeada e contigua
Alocação Contigua
Quando um arquivo ocupa um conjunto de blocos dispostos em seqüência. O sistema pode localizar o arquivo através do endereço do primeiro bloco e da sua extensão em blocos.
Esse tipo de alocação possui rapidez de acesso aos arquivos, pois todos os blocos do arquivo estão próximos e possui também facilidade de acesso seqüencial e aleatório.
Um problema desse tipo de alocação é que quando um arquivo é criado com determinado tamanho, é necessário que haja a quantidade de blocos suficiente dispostos em seqüência para que seja realizada a alocação.
Quando o sistema necessita alocar espaço para armazenar um novo arquivo e existe mais de um segmento livre com o tamanho adequado é necessário que seja feita a escolha de um dos segmentos na lista de blocos livres e para isso existem as chamadas estratégias de alocação.
As principais estratégias de alocação são: First-fit, Best-fit e Worst-fit
First-fit: Consiste em usar o primeiro segmento livre localizado com tamanho suficiente para armazenamento do arquivo.
Best-fit: Consiste em usar o menor segmento disponível com quantidade suficiente de blocos para armazenar o arquivo. Dessa forma há um melhor aproveitamento de espaço em disco.
Worst-fit: Consiste em usar o maior espaço livre.
A alocação contigua possui um problema chamado fragmentação de espaços livres, que é causado devido a criação e eliminação consta de arquivos, com isso o disco fica com espaços vagos, assim o disco fica sem um segmento contiguo de tamanho suficiente para que um arquivo seja alocado.
A solução para esse problema é a desfragmentação de disco, que é um procedimento que busca reorganizar o espaço em disco. Como o efeito da desfragmentação é temporário, esse procedimento deve ser realizado periodicamente. Vale ressaltar que esse procedimento de desfragmentação é lento.
Alocação Encadeada
Nesse tipo de alocação não é necessário que os blocos estejam contíguos para armazenar um