Almoxarifado
ENEGEP 2003 ABEPRO 1
Centros de Distribuição: armazenagem estratégica
Gisela Gonzaga Rodrigues (PUC-Rio) giselagonzaga@yahoo.com.br
Nélio Domingues Pizzolato (PUC-Rio) ndp@ind.puc-rio.br
Resumo
Este trabalho pretende abordar alguns aspectos relacionados aos conceitos e às operações observados nos centros de distribuição (CDs), considerando-os como importantes elementos associados à sua utilização no sistema logístico. Ao longo do trabalho, são caracterizados diversos pontos relevantes: a importância da armazenagem na logística, conceitos e funções básicas dos CDs, vantagens em sua adoção e layouts identificados na literatura e no contexto prático. Por último, é apresentado um panorama dos CDs nos diferentes segmentos de mercado, a fim de caracterizar sua utilização em cada setor.
Palavras chave: Logística, Armazenagem, Centros de distribuição.
1. Introdução
A distribuição física de produtos constitui-se em permanente desafio logístico. A escolha do posicionamento e da função das instalações de armazenagem é uma definição estratégica. É parte de um conjunto integrado de decisões, que envolvem políticas de serviço ao cliente, políticas de estoque, de transporte e de produção que visam prover um fluxo eficiente de materiais e produtos acabados ao longo de toda a cadeia de suprimentos (LACERDA, 2000).
Atualmente, esta definição tem passado por transformações profundas, envolvendo serviços que vão muito além da tradicional estocagem de curto e médio prazo. As empresas procuram cada vez mais agilizar o fluxo de materiais, comprimindo o tempo entre o recebimento e a entrega dos pedidos, para reduzir os investimentos em estoque. Neste ambiente, o papel da armazenagem está voltado para prover capacidade de resposta rápida e muitos dos serviços executados visam justamente reduzir as necessidades de estoque. Acompanhando esse cenário, o mercado está migrando para