Almoxarifado público
* Cumprir rigorosamente os despachos da direção de modo que os processos tenham acesso normal. * Examinar e visar os pedidos de compras de todos os órgãos, para a manutenção do estoque necessário. * Requisitar, sempre que necessário, todos os esclarecimentos, amostras ou modelos dos artigos dos pedidos, de sorte que as compras correspondam ao produto solicitado. * Propor a exclusão de fornecedores, justificando a proposta * Registrar a qualidade, a quantidade, as condições, os preços e a procedência dos artigos comprados. * Registrar e qualificar as requisições de materiais antes de atende-las * Registrar todas as entradas e saídas de materiais de forma analítica e global, em fichas e ou programa que permitam o pronto conhecimento das dotações existentes. * Controlar estoque de material, mantendo um mínimo suficiente ao abastecimento normal. * Zelar pela perfeita conservação de todo material sob a sua guarda e responsabilidade. * Levantar anualmente o inventario geral dos estoques e realizar balanço trimestrais para o controle permanente dos materiais.
“o que é a honestidade senão o medo da prisão” (Carlos Dassi).
FUNÇÕES DO OPERADOR DE ALMOXARIFE
Recebimento.
As atividades de recebimento abrangem desde a recepção do material na entrega pelo fornecedor até a entrada nos estoques. A função do recebimento de materiais é modulo de um sistema global integrado com as áreas de contabilidade, compras e transportes.
O recebimento compreende 4 fases:
1ª – Entrada de Materiais: compreende a recepção de veículos transportadores, triagem da documentação, constatação da mercadoria, e constatação do prazo de entrega.
2ª – Conferencia Quantitativa: aqui constata-se a quantidade declarada pelo fornecedor na Nota Fiscal corresponde efetivamente à recebida. Pode ser feita por meio de cálculos, manualmente e balanças.
3ª – Conferencia Qualitativa: adequação do material ao fim que se destina. A