Almeidinha 1
Com ênfase no texto o autor nos transmite vários comportamentos, várias ideias e personalidades da sociedade através de “Almeidinha”, um personagem onde não gostaríamos de nos espelhar, mas são atitudes que estão presentes em nosso dia a dia.
A maioria dos Almeidinhas estão em todas as camadas da sociedade, não só nas classes mais altas. São ignorantes, pessoas que resistem ao diálogo. São intransigentes. Em certa parte que seja um problema de toda a sociedade o que estamos vivendo, hoje. É costumeiro ver pessoas sendo mortas na rua das grandes cidades por causa do tráfico de drogas, a violência tem causado grandes perturbações no meio social. Acho sim, que se o governo contribuísse com mais educação, saúde, oportunidades de emprego e estudos igualmente a todas as parcelas da população, acredito que nosso país seria melhor. Mas é preciso entender que não são só as pessoas menos favorecidas, carentes de educação de família, de recursos, que acaba entrando no mundo do tráfico. Muitas pessoas que tem uma condição de vida boa, e optam pelo crime, então a questão de ser pobre não justifica a banalidade. Pode-se dizer que a falta de um diálogo entre família ao até mesmo por seus pais serem maus exemplos para os mesmos, pessoas que tem acesso à educação, saúde, comida na mesa, mas que querem conseguir o “mais fácil”. E ai, pode-se dizer que isto também é culpa da sociedade?
A sociedade tem "culpa", há parte, pois ainda sofremos muito com o preconceito, de cor, religião e etc. Pois quando acontece algo de errado na própria casa é ignorado, mais quando acontece com o vizinho a situação muda, ai surgir críticas. Não é necessário dividir o país para que haja mudança, pois a base da mudança é a educação, e ela tem que começar em casa, já que o governo faz da educação um descaso, se a educação fosse priorizada, não teríamos tantos "Almeidinhas" no mundo e sim teríamos uma sociedade civilizada e competente para agir em situações críticas.