Allegro Spiritos
Juarez Tonietto
Por muitos séculos, estudiosos, filósofos e sábios por todo o mundo dão o máximo de si para encontrar a resposta a respeito do propósito da vida humana.
Afinal de contas, o que estamos fazendo aqui?
O propósito da vida humana.
Aquele grupo de aproximadamente 300 pessoas estava completamente envolvido pela apresentação da Orquestra Sinfônica. Os semblantes emocionados e as almas elevadas demonstravam que o tempo parecia quase parar. O regente conduzia os músicos por uma trilha mágica de sons e notas que surgiam das mãos, lábios e movimentos corporais produzidos pela vontade e talento humano, que quando aplicados em seus instrumentos musicais transformava símbolos musicais em uma melodia que preenchia todo o ambiente.
A última nota musical foi seguida por segundos de um silêncio revelador e minutos de aplausos entusiasmados e agradecidos. Única forma verdadeira de retribuir a gentileza de um momento inesquecível. Quando Franz Joseph Haydn compôs em 1795 a SINFONIA 104 em RÉ maior, considerada uma das mais belas de seu imenso repertório, combinou ciência e arte dos 40 anos de trabalho árduo e apaixonante com a sinfonia, assim ele a tornou uma forma perfeita para o seu tempo, e nosso tempo. http://www.youtube.com/watch?v=IdUpfIJlN9w O conhecimento amplia seu campo de entendimento.
Se você buscar a resposta para a pergunta acima, certamente revolverá suas crenças verdadeiras e justificadas, estabelecidas pela combinação das quatro principais áreas do conhecimento humano: Tácito - adquirido ao longo de sua vida-; Científico - baseado no método científico, na investigação racional ou estudo da natureza-; Filosófico – resultado dos estudos de problemas fundamentais relacionados à existência, conhecimento, verdade, valores morais,... - Teológico – alicerçado nos estudos das manifestações sociais de grupos das mais variadas culturas em relação a divindades.
E ao fazê-lo, estará saindo de sua Zona de Conforto,