Alipio
Microscópio de Fluorescência Confocal
Microscópio de Contraste de Fase e Interferência de Nomarski
Microscópio de Polarização
Microscópio Eletrônico de Transmissão
Microscópio Eletrônico de Varredura.
Microscópio Óptico de Varredura e de Transmissão: O objetivo do pesquisador ao utilizar o microscópio eletrônico de varredura é obter informações sobre a forma externa das amostras, estas não são cortadas em fatias. O processamento para observação no microscópio eletrônico de varredura envolve, após o tratamento com soluções fixadoras, a secagem do material e seu revestimento com ouro ou outro elemento condutor, para geração do sinal.
Microscópio eletrônico: amplia a imagem por meio de feixes de elétrons, estes divide-se em duas categorias: Microscópio de Varredura e de Transmissão. Há ainda os microscópios de varredura de ponta que trabalham com um larga variedade de efeitos físicos (mecânicos, ópticos, magnéticos, elétricos). Um tipo especial de microscópio eletrônico de varredura é por tunelamento, capaz de oferecer aumentos de até cem milhões de vezes, possibilitando até mesmo a observação da superfície de algumas macromoléculas, como é o caso do DNA.
Microscópio Eletrônico: são três tipos, conforme sua função.
2.1 - De transmissão - Lançado em 1939 e usado para a observação de cortes ultrafinos. Nesse microscópio, um raio de elétrons é lançado sobre uma lâmínola ultra fina, interagindo com o tecido (ou outro material) enquanto cruza por ele..
2.2 - De varredura - Criado entre 1940 e 1980 é capaz de produzir imagens de alta ampliação para a observação de superfícies, mostrando visão tridimensional característica desse tipo de microscópio. 2.3 - Tunelamento: Criado em 1982 é capaz de produzir imagens de átomos e moléculas.
-Microscópio Simples e Composto:
Microscópio simples: É constituído por uma lente biconvexa ou um sistema equivalente de lentes que biconvexa ou um sistema equivalente