Alimentos Transgênicos
O que é transgênico?
Transgênico é qualquer organismo que seja modificado geneticamente pelas técnicas de engenharia genética. Ou seja, é qualquer organismo em que se tenha introduzido uma ou mais seqüências de DNA (genes), provenientes de uma outra espécie ou uma seqüência modificada de DNA da mesma espécie.
Toda e qualquer espécie viva é composta por um conjunto de genes que estão presentes no DNA e vão determinar todas as características da espécie. A planta transgênica é aquela que recebeu pela técnica de Engenharia Genética um gene, ou seja, um pedaço de DNA que não existia na planta inicial.Este gene pode ser de outra planta, microorganismos, animais ou até mesmo um gene modificado da própria. A partir da introdução desta, esse novo gene passa a fazer parte do conjunto de genes da planta.
Riscos dos transgênicos
Riscos à saúde
Por ser desconhecida a extensão das modificações geradas pela manipulação genética, o consumo de produtos transgênicos representa um risco à saúde. A construção de plantas transgênicas é um processo de conseqüências imprevistas, pois a inserção de novos genes pode levar ao aparecimento de características inesperadas, como proteínas alergênicas ou toxinas.
No que se refere à saúde humana, teme-se que alimentos produzidos com organismos geneticamente modificados possam aumentar intencionais ou inadvertidamente, o nível de toxinas naturais já existentes em muitas plantas, produzindo enfermidades diversas, assim como provocar novas alergias, gerar resistência a antibióticos (usados nessas plantas transgênicas) ou mesmo alterar o valor nutricional e o gosto dos alimentos. Há, também, efeitos indiretos, como a maior presença de resíduos de herbicidas ou pesticidas nos alimentos, produzidos a partir de plantas que se tornaram resistentes a esses herbicidas, em razão da própria engenharia genética.
Os alimentos transgênicos poderiam aumentar as alergias. Muitas pessoas são alérgicas a