Alimentos trangenicos
Os alimentos transgênicos são geneticamente modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas, visando o lucro.
Pontos positivos
Aumento da produção
Maior resistência à pragas (vírus, fungos, bactérias e insetos)
Resistência aos agrotóxicos
Aumento do conteúdo nutricional
Maior durabilidade e tempo de estocagem
Pontos negativos
A seleção natural tende a ser maior nas plantas que não são transgênicas.
Eliminação de populações naturais de insetos, animais e outras espécies de plantas.
Aumento de reações alérgicas em determinadas pessoas
Muito utilizado na agrícola brasileira para exterminar pragas e doenças que causam danos as plantações, o uso de agrotóxicos nos alimentos ainda gera muita dúvida no consumidor. Será que ele é mesmo nocivo a saúde?
Os agrotóxicos de uso agrícola podem ser classificados de acordo com o seu tipo em: herbicidas (agem sobre as ervas daninhas), inseticidas (combatem as pragas) e fungicidas (agem sobre os fungos que causam danos aos tecidos das plantas).
Mesmo higienizando adequadamente seus alimentos não é possível remover totalmente o agrotóxico presente nele.
Mas quando bem utilizado e dentro das quantidades adequadas ele impede a ação dos seres nocivos, sem estragar os alimentos e não causam nenhum dano à nossa saúde.
A contaminação por ingestão de alimentos com alta quantidade de agrotóxicos pode causar sintomas como: dores de cabeça e alergias. Mas pode até matar.
O que são
Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Desta forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano a saúde dos consumidores.
Benefícios e Vantagens:
- Os alimentos são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos;
- São mais saborosos;
- Sua produção respeita o meio