Alimentos Tansgênicos
Alimentos transgênico são organismos que, mediante técnicas de engenharia genéticos, contem materiais genéticos de outros organismos.
A geração de transgênicos visa organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. Na área de trangenia já há resultados alcançados desde a década de 1970, na qual foi desenvolvida na técnica de DNA recombinante.
Ultimamente, com o avanço da engenharia genética, vários estudos e trabalhos científicos tem demonstrado avanços significativos na manipulação de material genético de plantas e outros seres vivos. Alvo de discussões sobre suas vantagens e desvantagens, a ciência dos transgênicos está em pleno desenvolvimento. Ambientalistas acusam os alimentos transgênicos de causar impactos irreversíveis ao meio ambiente, mas há também pontos positivos em relação a esses alimentos.
Objetivo Os alimentos transgênicos são geneticamente modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas, visando o lucro. Alguns produtos são modificados para que contenha um maior valor nutricional, como o arroz dourado da Suíça, que é muito rico em betacaroteno, substância precursora de Vitamina A. O arroz é um alimento muito consumido em todo o mundo, e quando rico em betacaroteno, ajuda a combater as doenças por deficiência de vitamina A.
Alguns vegetais são modificados para resistirem ao ataque de vírus e fungos, como a batata, o mamão, o feijão e banana. Outros são modificados para que a produção seja aumentada e os vegetais sejam de maior tamanho. Existem também alimentos que têm o seu amadurecimento prolongado, resistindo por muito mais tempo após a colheita.
Materiais e Métodos
A manipulação genética recombina características de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente não acontecia na natureza. Por exemplo, podem ser combinados os DNAs de organismos que não se cruzariam por métodos naturais.
São alimentos cujo