Alimentos- relatorio- farinha multimistura
*Há mais de 15 anos, a Pastoral da Criança vem orientando as famílias acompanhadas para o uso de uma Alimentação Enriquecida. Trata-se de enriquecer a alimentação do dia a dia, com a maior variedade possível de alimentos disponíveis na própria região. A isso chamamos de "multimistura de alimentos" a Pastoral da Criança ensina as mães a acrescentarem na comida diária de sua família uma mistura feita com farinhas e cereais, farelo de trigo e de arroz, pós de folhas verde-escuras, de sementes e de casca de ovo., Chamamos isso de farinha multimistura.
* Algumas universidades realizaram estudos para avaliar o valor nutritivo dessa multimistura, também procuravam alertar para os cuidados com o uso de algumas substâncias contidas na folha de mandioca e nos farelos de trigo e de arroz, até hoje, jamais se teve conhecimento de alguma criança, gestante, adulto ou idoso que tenha comido a multimistura e tido efeito prejudicial a sua saúde.
Nos estudos foram descobertos os seguintes riscos:
Fitato. O que é fitato e o que ele faz no nosso corpo?
O fitato é um composto que está naturalmente presente nas leguminosas como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, em algumas nozes e também nos cereais como arroz, trigo, milho, aveia, centeio e seus farelos.
Quando ingerimos alimentos que têm fitato, esse composto se liga a sais minerais como o zinco, ferro e cálcio no nosso intestino, impedindo que o corpo aproveite bem estes nutrientes, portanto precisamos inativa-los.
*Como diminuir o fitato dos alimentos? * Durante a digestão já ocorre uma pequena diminuição do teor de fitato presente nos alimentos. * por meio do calor * fermentação * germinação * impregnação
A folha de mandioca
A folha de mandioca é rica em proteína, vitamina A, ferro, cálcio, vitamina C e fósforo. A folha de mandioca ao natural, crua, contém compostos tóxicos que quando ingeridos transformam-se em ácido cianídrico e essa substância pode levar uma pessoa à morte.