ALIMENTOS LIQUIDOS X ALIMENTOS SOLIDOS2
2061 palavras
9 páginas
Influência de alimentos líquidos e sólidos no controle do apetiteObesidade e ingestão de líquidos
As tendências de que um alto consumo de bebidas seja uma importante preocupação de saúde pública justificase pela hipótese segundo a qual a energia contida nas bebidas, favorecendo um consumo de energia maior. O alto consumo de bebidas , como refrigerante , tem sido apontado o maior fator de ganho de peso. Unidos da América , aponta que o maior traço de consumo de açúcar é proveniente de líquidos. Várias autores acreditam que a adição de caloria a dieta , previniente dos líquidos , passa a aumentar a ingestão energética total. Adicionalmente , verificou-se que a ingestão de alimentos em diferentes estados físicos provocou uma maior redução no consumo após a ingestão de alimentos sólidos .
Fatores que podem influenciar a compensação energética no controle da ingestão alimentar
Os fatores fisiológicos e os mecanismo corporais, são relacionados à compensação energética que inclui a idade e sexo, o peso corporal e a distensão e esvaziamento gástrico, entre outros, que são afetados pelos padrões da alimentação, relacionados com as taxas de oxidação de glicose e lipídios. Fazendo com que o controle da ingestão alimentar tenha curto ou longo prazo de compensação energética.
Os alimentos contem propriedades físicas e químicas, que define como “resistência” que o fluido oferece ao movimento relativo de quaisquer de suas partes que estão relacionada à alteração na ingestão alimentar. Os macronutrientes vem demostrando como um fator que influencia a ingestão alimentar, por exemplo, a proteína e o macro nutrientes mais sacietógeno seguindo de carboidratos e lipídios. A diferença que apresenta entre solido e liquido, e sua resistência à ação de degradação enzimática, bacteriana e mecânica e que sendo alimentos sólidos, apresenta o menor aproveitamento energético, que podem resultar a perda de energia e absorção.
Com o comportamento restrito diante da forma