Alimentos industrializados
http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/reportagens/alimentos-industrializados http://www.areah.com.br/cool/alimentacao/materia/49482/1/pagina_1/os-piores-alimentos-industrializados.aspx Alimentos industrializados
Os alimentos orgânicos continuam a ganhar espaço, mas é difícil imaginar a vida sem os produtos industrializados, mais práticos e baratos. Vários ingredientes desses alimentos, porém, confundem o consumidor. PLANETA analisou o rótulo de alguns produtos e explica o significado dessas palavrinhas, por vezes difíceis de engolir.
Você já ouviu falar em benzoato de sódio? E em fosfato tricálcico? Nunca? E no citrato de sódio? Também não? Pois saiba que, mesmo que você não se lembre dessas palavras esquisitas, elas estão em muitos alimentos que, provavelmente, fazem parte das suas refeições diárias. É que estamos falando de dezenas de ingredientes presentes nos alimentos industrializados e nos rótulos das embalagens, engrossando a sopa de letrinhas que, quando não passam despercebidas, podem até assustá-lo.
Não podemos julgá-los apenas pelo palavrão que parecem ser, e sim pelo que servem e o que realmente provocam. Ou podemos cair na armadilha de condenar o cloreto de sódio, que nada mais é que o nosso velho conhecido sal de cozinha. Aliás, esse é um bom exemplo para começarmos a refletir, pois ele toca num ponto importante e freqüente na discussão sobre produtos industrializados: a quantidade.
Os piores alimentos industrializados
Produtos industrializados podem ser práticos e rápidos de consumir, mas em sua maioria possuem substâncias que fazem mal a nosso corpo.
Alimentos industrializados são populares porque economizam tempo e são fáceis de consumir – na maioria dos casos, é só abrir e comer, no máximo, esquentar no microondas ou no forno. São coisas ideais pra quem tem uma rotina corrida ou pra quem não gosta de cozinhar.
E. como tudo tem um contraponto, os alimentos embalados e