Alimentos Funcionais
maringá
2013
1 INTRODUÇÃO
Diversas práticas alimentares milenares e muito saudáveis, provenientes do Extremo Oriente, especialmente do Japão e da China, deram origem ao conceito de alimentos funcionais no início da década de 80, onde os alimentos não apenas nutriam, mas que continham ingredientes específicos capazes de melhorar, prevenir e aumentar a resistência a doenças, além de retardarem o envelhecimento físico e mental. (FRANÇA et. al., 2000).
Os alimentos funcionais fazem parte de uma nova concepção de alimentos, especificamente no Japão, o conceito de alimentos funcionais surgiu através da preocupação com os problemas de saúde relacionados com o aumento da expectativa de vida da população japonesa. (ANJO, 2004).
Os vários fatores que têm contribuído para o desenvolvimento dos alimentos funcionais são inúmeros, sendo um deles o aumento da consciência dos consumidores, que desejando melhorar a qualidade de suas vidas, optam por hábitos saudáveis (DOOD, 2010).
Os alimentos funcionais podem ser definidos como alimentos consumidos como parte da dieta que, além de fornecer os nutrientes básicos para o organismo, apresente também benefícios para o funcionamento metabólico e fisiológico, que seja capaz de oferecer benefícios à saúde física e mental e que auxiliem na prevenção de doenças crônico-degenerativas. No entanto, um alimento funcional é aquele aparentemente semelhante a um alimento convencional e que termos conhecidos como nutracêuticos, compostos bioativos ou fitoquímicos são utilizados para designar os ingredientes ativos presentes em tais alimentos. (BASHO e BIN, 2010).
Geralmente os alimentos funcionais são consumidos em dietas convencionais, mas são capazes de regular as funções corporais e deste modo, auxiliam na proteção contra diversas doenças como hipertensão, diabetes, osteoporose, câncer e