Alimento
CURSO DE FARMÁCIA
FABIANO RATAICZYK
RAFAEL DELINSKI DOS SANTOS
INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
CURITIBA
2012
FABIANO RATAICZYK
RAFAEL DELINSKI DOS SANTOS
INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
Trabalho apresentado à disciplina Estágio Obrigatório de Observação B, do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná, Campus Botânico.
Professor: Alan Guilherme Gonçalves
CURITIBA
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A produção de alimentos é um dos pilares de qualquer economia, seja por sua abrangência e essencialidade, seja pela rede de setores direta e indiretamente relacionados, como o agrícola, o de serviços e o de insumos, aditivos, fertilizantes, agrotóxicos, bens de capital e embalagens.
A indústria de alimentos está inserida no chamado complexo dos agronegócios, que reúne o conjunto de atividades que abrangem a produção e distribuição de insumos rurais, a produção dos agricultores, o armazenamento e o processamento dos produtos rurais e seus subprodutos. A indústria de alimentos, que corresponde ao último nível da cadeia do agronegócios, engloba um conjunto de atividades bastante heterogêneo, que vai desde o simples beneficiamento de produtos agropecuários, até atividades tecnologicamente complexas e de maior agregação de valor às matérias-primas agropecuárias.
O valor da indústria de alimentos consiste em sua finalidade de, através de processos físicos, químicos e biológicos, tranformar matérias-primas alimentares, em produtos adequados ao consumo humano.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1HISTÓRIA DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS NO BRASIL
A indústria alimentícia brasileira seguiu os mesmos caminhos