Alimento prebioticos e probioticos
1-Probióticos: suplementos alimentares a base de microorganismos vivos, que afetam beneficamente o hospedeiro, promovendo o balanço da microflora intestinal. São microorganismos vivos administrados em quantidades adequadas que aumentam numericamente ou estimulam a proliferação das bactérias benéficas em detrimento das bactérias potencialmente prejudiciais, reforçando os mecanismos naturais de defesa do nosso corpo. Desta maneira alimentos que se encontra as bactérias vivas são chamados de alimentos probióticos, como por exemplo iogurtes, bebidas lácteas e leites fermentados. Prebióticos: são componentes dos alimentos que não são digeridos que estimulam a proliferação e a seleção das bactérias benéficas no intestino. Eles podem inibir a proliferação de microorganismo patógenos dando oportunidade aos benéficos se multiplicarem com mais facilidade. As fibras são consideradas alimentos prebióticos, pois os componetes não absorvidos são substratos para as bactérias benéficas intestinais. Há outros prebióticos conhecidos atualmente como os carboidratos não digeríveis (lactulose e inulina) os quais as bactérias benéficas são capazes de fermentar.
Há também os alimentos simbióticos no qual um próbiótico e prebióticos estão combinados.
2-Os benefícios da ingestão de alimentos probióicos e prebióticos são diversos dos quais se destacam: aumentam a resistência da colonização por microorganismos que podem promover doenças, estimulam o sistema imunológico, modulam as funções fisiológicas intestinais, aliviam a constipação, é sugerido que reduzem o risco de aterosclerose e de câncer de cólon. Porém o consumo excessivo podem levar a diarréia, cólica, inchaço, flatulência e distensão abdominal, devendo assim ter o cuidado e equilíbrio no consumo.
Existem diversos estudos com possíveis efeitos benéficos dessas bactérias, entre eles, fortalecimento do sistema imunológico, alívio da constipação intestinal, melhor absorção